| Author |
Message |
|
darkon[PT]
|
Post subject: Linux e os novos modelos de PC´s Posted: Sun Oct 15, 2006 9:17 pm |
|
 |
| The Man |
 |
Joined: Sat Sep 18, 2004 9:53 pm Posts: 398 Location: Ourem
|
|
Ora bem , com o andamento das coisas na area da informatica a malta do linux esta a ficar um pouco para traz ( no meu ponto de vista ) , pois por exemplo , no meu antigo portatil um celeron 1200 com uns 4 anos , foi so meter o CD do Ubuntu , que neste momento e a distro que reconhece mais hardware , e aquilo ficou tudo a bulir , espetaculo , bom com o portatil que tenho de momento um Asus A6J , pensei que a coisa tb ia funcionar , mas nada disso , depois de conseguir instalar , metade do hardware não foi reconhecido , fiquei espantado , foi persiso fazer uma serie de updates , ja esta na hora de os fabricantes terem em mente que nem so o windows e que da cartas .
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Posted: Sun Apr 08, 2007 11:38 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
Infelizmente alguns fabricantes e ainda não abriram os olhos para o mundo Opensource, mas recentemente deu-se um grande passo. A famosa fabricante de computadores, Dell, anunciou que vai começar a vender maquinas com Linux. Para já vão começar com Suse (devido a acordos com a Novell) mas esperam mais tarde expandir-se para Mandriva, Fedora Core e Ubuntu.
Portanto nem tudo é mau 
|
|
 |
|
 |
|
Kid-Acid
|
Post subject: Posted: Thu Apr 12, 2007 8:27 am |
|
 |
| OCP Staff |
 |
|
|
Bom, Darkon não e bem assim, seja la qual for a distro de linux e ja testei umas poucas, tenho sempre que ir configurar a grafica do celerom a unha, e a algumas coisas que não funcionam, como por ex os botões de atalhos do teclado. A unica versão de linux que me detectou a CM9 foi o Kubuntu, todas as outras a detectavam, mas configuralas..... de momento tenho o Pionnier Linux que e desenvolvido na base do kubuntu, n tenho pontos negativos a apresentar neste linux, pois ate o internet explorer e o office 2003 ca consigo meter, tal como o Macromedia Studio MX ( ainda n testei o Studio 8 )... e como sou dakeles gajos que jogar ta quieto...lol... quando pensar em comprar novo pc, hade levar com linux tb.......BIBA O LINUX
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Posted: Wed Apr 18, 2007 8:49 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
|
 |
|
 |
|
darkon[PT]
|
Post subject: Posted: Wed Apr 18, 2007 11:52 pm |
|
 |
| The Man |
 |
|
|
Ora pois , mas por exemplo , tb ja tive essa ideia , mas para o utilizador geral , isso e um filme muito grande , ter que compilar drivers , e andar a ver .... isso e filme , so vai trabalhar bem quando os fabricantes desponiblizarem os driver , para todos os sistemas .
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Posted: Thu Apr 19, 2007 5:45 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
Quote: Ora pois , mas por exemplo , tb ja tive essa ideia , mas para o utilizador geral , isso e um filme muito grande , ter que compilar drivers , e andar a ver .... isso e filme , so vai trabalhar bem quando os fabricantes desponiblizarem os driver , para todos os sistemas . O que entendes por utilizador geral ? Aquele que vive apenas na caverna do windows ? o_O Nao sou contra windows ou so a favor de Linux, uso os dois S.O's Hoje em dia bastam simples comandos (./config, make make install) ou em caso de duvida procurar um tutorial, na sua maioria muito bem explicados: http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_dapperMudar para linux já não é um bicho de 7 cabeças como era na altura em que instalei a primeira distro, na qual, ao instalar,tinhas de introduzir a RefreshRate do teu monitor, resolução etc (tudo em texto, nada de anacondas :\ ). Quote: so vai trabalhar bem quando os fabricantes desponiblizarem os driver , para todos os sistemas .
Sim os fabricantes/empresas deste ramo durante muitos anos meteram um pouco de lado os Linux users e ainda hoje isso continua, no entanto, ja começamos a ter mais atenção da parte deles.
Um exemplo disso foi a Sapo que começou a observar que users com linux não eram tão poucos quanto pensavam e lançaram um modem no qual o cd ja trazia drivers para linux, tinhas RPM para CentOS, FC4 e os .deb para Debian Based Distros. E caso nao conseguisses compilar ainda trazia a source xD.
A meu ver esta "exclusão" dos users de Linux já começou a diminuir e PENSO que continuará a diminuir. ATI, NVidia, Logitech e outras ja têem drivers linux
E ja agora, quem diria que a Dell iria vender PCs com Linux ?
e vejam este projecto bastante interessante: http://www.openmoko.org/
PS: Ja ca tenho o Ubuntu 7.04 Feisty Fawn amanhã instalo-o e tento meter o Beryl =D
|
|
 |
|
 |
|
darkon[PT]
|
Post subject: Posted: Thu Apr 19, 2007 8:37 pm |
|
 |
| The Man |
 |
|
Quote: ...O que entendes por utilizador geral ? ....
Vou te esplicar e o utilizador , que usa o Pc para fazer uns textos ir ha net e pouco mais , que nem a impresora sabes instalar , que e a maior parte das pessoas , ai o Linux não entra ponto final , e era ai que era mais facil de o meter , estas a falar em ./config e su , sudo , o amigo a maior parte dos utilizadores nem sabem o que e uma linha de comandos e para que serve , para mim o Linux não nada de novo , ja ando nisto ha muito , e olha que era muito melhor não para os utiliazadores domesticos mas para as empresas , so pelo motiva das licenças , era muito mais barato , mas o windows esta muito emraizado nas pessoas , acredito que daqui a 10 , 15 anos isso mude .
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Posted: Thu Apr 19, 2007 9:58 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
E que tal meter um puto de 6 anos a trabalhar exclusivamente com linux ? Ficava um Geeko
Em algo concordo ctg, windows esta muito dentro das pessoas  à anos q tento mudar defininitivo pra linux mas nao mudo pq a partição do material ta em NTFS e mudar pa ext3 era perder tudo, ntfs-3g ainda nao confio mto nele :\
Depois sou um CS addict, ja se joga bem com o Wine mas ainda tem breaks
Penso que os fabricantes de software também se deviam virar um pouco mais para o mundo aberto 
|
|
 |
|
 |
|
blue9seed
|
Post subject: Posted: Thu May 03, 2007 12:18 pm |
|
 |
| OCP Noob |
|
[sky-boy] wrote:
Eu neste momento tenho a ultima versao do beryl no suse, a funcionar no Gnome, KDE, e no XFCE... Se querem mais uma cena engraçada, arranjem o kiba-dock 
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Posted: Mon May 07, 2007 7:26 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
Hehe já não uso Suse desde a versão 9.2, mas sei que continua a ser uma boa distro
Eu infelizmente não posso bombar aqui o Beryl como gostaria devido ao factor "placa gráfica", aqui ainda se usa uma ATI 9600 
|
|
 |
|
 |
|
goregasm
|
Post subject: Posted: Mon May 07, 2007 7:49 pm |
|
 |
| OCP Staff |
 |
Joined: Wed Sep 22, 2004 9:01 pm Posts: 359 Location: Ourém
|
Quote: Eu infelizmente não posso bombar aqui o Beryl como gostaria devido ao factor "placa gráfica", aqui ainda se usa uma ATI 9600 
Ui, e não chega?? E eu a pensar que uma das vantagens do linux era "comer" poucos recursos. Pelos vistos isso era dantes.
|
 |
|
blue9seed
|
Post subject: Posted: Mon May 07, 2007 8:38 pm |
|
 |
| OCP Noob |
|
goregasm wrote: Quote: Eu infelizmente não posso bombar aqui o Beryl como gostaria devido ao factor "placa gráfica", aqui ainda se usa uma ATI 9600  Ui, e não chega?? E eu a pensar que uma das vantagens do linux era "comer" poucos recursos. Pelos vistos isso era dantes.
já vi beryl a correr no riva TNT 2  isso e tudo uma questão de drivers... mais nada... O beryl verdade seja dita é levezinho, o problema é o suporte a nivel de hardware
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Posted: Sat May 26, 2007 4:38 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
|
Sim linux nao precisa de muitos recursos, mas o suporte por parte da ATI em Linux é péssimo :\
|
|
 |
|
 |
|
darkon[PT]
|
Post subject: Posted: Fri Jun 15, 2007 10:06 am |
|
 |
| The Man |
 |
|
|
Ora pois , beryl so com nvidia , mas alias Ubunto e quase so nvidia , por exemplo se tiveres uma ati mobile radion x1600 como eu , nem metes o ubuntu 7.04 , tens que compilar direvers logo na instalação , e por isso que o linux não anda .
|
|
 |
|
 |
|
[sky-boy]
|
Post subject: Re: Linux e os novos modelos de PC´s Posted: Tue Dec 02, 2008 6:48 pm |
|
 |
| OCP Noob |
 |
|
|
Ora bem, já passou quase ano e meio depois do ultimo post neste topico. Desde aí ja houve algumas mudanças. O Ubuntu ja vai na versão 8.10, pelo meio houve a 8.04LTS O kernel ja vai na versão: 2.6.27-9 (ubuntu 8.10) Os drivers da AMD/ATI já têm melhor desempenho A instituição/associação onde estou pediu-me para em Dezembro passar-mos todas as maquinas para Gnu/Linux. Amigos meus (alguns de areas 0% relacionadas com a informatica) ja usam Gnu/Linux e gostam. O Wine chegou finalmente a release 1.0.0 O Suse deixou de se chamar Suse OSS e passou a chamar-se OpenSuse. O KDE vai a caminho da 4.2 Stable (finalmente ?) O Beryl veio dar lugar ao Compiz E cada vez vejo mais pessoas a experimentarem a liberdade.
Para mim, cada vez mais os sistemas Gnu/Linux estão a passar a ser vistos como uma Opção, mesmo para o utilizador Comum.
Como estão as coisas no vosso ponto de vista ?
|
|
 |
|
 |
|